10 anos_event

Em 2023, a Acesso Cultura celebra 10 anos de vida. Dez anos de “acção, atitude e uma luz”, como nos disse uma vez uma pessoa que participou nos nossos cursos. Ao longo do ano, iremos desenvolver várias iniciativas, que serão divulgadas nesta página e nas quais esperamos encontrar-vos.

A Acesso Cultura tem como missão promover o acesso – físico, social, intelectual – à participação cultural. Trabalhamos procurando contribuir para a construção de uma sociedade curiosa e inclusiva, na qual qualquer pessoa possa sonhar, ter oportunidades para participar e ser o melhor que puder.

Ao longo destes 10 anos, o acesso e a inclusão passaram a fazer parte natural do discurso dos profissionais do sector cultural. Centenas de profissionais têm participado em cursos de capacitação, conferências e debates públicos organizados pela Acesso Cultura. Assim, conseguimos criar uma massa crítica considerável, que questiona intenções e práticas, cada vez mais consciente da necessidade de conhecer e defender os direitos culturais de qualquer pessoa.

Às vezes, no entanto, a distância entre a teoria e a prática é muito longa. Ao mesmo tempo que celebramos os pequenos passos dados para a melhoria das condições de acesso, não perdemos a consciência do muito que há por fazer. É preciso reflectir e debater, mas é igualmente preciso actuar. Enquanto não actuamos, as pessoas vêem as suas oportunidades de participação condicionadas. Um país que pretende ter uma democracia de qualidade e que entende a importância do saber cuidar, da felicidade e do bem-estar para a construção desta democracia, não se pode dar ao luxo de excluir.

Desde 2013 e através de múltiplas consultorias, estudos e publicações, a Acesso Cultura tem procurado colaborar e ajudar o sector cultural português a identificar e eliminar:

Barreiras físicas: Obstáculos naturais ou artificiais (estruturais) que impedem a aproximação, transferência ou circulação no espaço, mobiliário ou equipamento urbano de pessoas com mobilidade condicionada.

Barreiras intelectuais: Barreiras que impeçam ou dificultem a participação cultural de pessoas que: têm baixa literacia; não possuem conhecimento técnico e/ou científico especializado; têm deficiências ou incapacidades sensoriais – por exemplo, pessoas com deficiência visual, pessoas S/surdas, pessoas com deficiência intelectual, pessoas neurodivergentes; pessoas cuja primeira língua não é o português; entre outras.

Barreiras sociais: situações sociais que possam constituir motivo de dificuldade no acesso à participação cultural, por exemplo: nível de escolaridade, iliteracia, desemprego, proveniência étnico-racial, deficiência, isolamento social, escassez de oferta cultural na zona onde uma pessoa reside, isolamento geográfico, baixos rendimentos, cumprimento de pena judicial; entre outros.

Alguns dos projectos mais marcantes nestes 10 anos foram:

É importante ainda referir a atribuição, desde 2014, dos Prémios Acesso Cultura, que pretendem dar maior visibilidade a profissionais e entidades que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal.

Em 10 anos, muitas coisas mudaram, outras nem tanto. A lentidão da mudança pode, às vezes, tornar-se frustrante e desmotivante. No entanto, sabemos que não estamos sozinhos e que esta “família” – que envolve colegas, organizações culturais, parceiros públicos e privados – está a crescer todos os dias, assim como a sua determinação.

“Percebi que, às vezes, é nas pequenas coisas que se quebram as maiores barreiras”, escreveu-nos uma pessoa depois de um curso de capacitação. Este retorno, vindo de colegas, permite-nos manter o foco e continuar a trabalhar e a evoluir. Continuamos muito empenhados e curiosos, abertos e sinceros. O que nos move é poder ver que qualquer pessoa neste país, independentemente de onde vem e onde vive, possa ser o melhor que puder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s