Consultoria

A Acesso Cultura presta serviços de consultoria junto de pessoas e entidades que queiram promover o acesso – físico, social, intelectual – aos espaços culturais e a projectos culturais específicos. Realiza ainda diagnósticos de acessibilidade no sentido da promoção e aplicação dos princípios de acessibilidade e apoio na implementação das consequentes recomendações.

Para solicitar um orçamento, é favor contactar-nos através do email acessocultura.pt[at]gmail.com

2016 – Parceiros no projecto “Lisboa Histórica para Todos”
Um projecto liderado pela Cooperativa Milacessos e financiado pelo programa Bip Zip da Câmara Municipal de Lisboa. Realizámos diagnósticos de acessibilidade em 5 espaços: Museu de Santo António, Museu do Aljube, Museu do Teatro Romano, Museu do Fado, Panteão Nacional.

2015 – Casa Fernando Pessoa, Lisboa
Diagnóstico de acessibilidades para as pessoas com mobilidade condicionada, cegas ou com baixa visão e surdas: acessibilidade física; conteúdos do website, redes sociais e materiais de divulgação; programação e actividades do serviço educativo; necessidades de formação.

2015 – Centro Cultural de Belém, Lisboa
Diagnóstico de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada; diagnóstico de acessibilidade do website para pessoas cegas ou com baixa visão: acessibilidade física; conteúdos do website, redes sociais e materiais de divulgação; necessidades de formação.

2013 – Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa
Diagnóstico de acessibilidades para as pessoas com mobilidade condicionada, cegas ou com baixa visão e surdas: acessibilidade física; conteúdos do website, redes sociais e materiais de divulgação; programação e actividades do serviço educativo; necessidades de formação.

7 thoughts on “Consultoria

  1. Pingback: Trabalho de diagnóstico para o Teatro D. Maria II | Acesso Cultura

  2. Boa tarde.
    Descobri hoje a V. associação e fiquei agradavelmente surpreendida com o V. projeto e os objetivos que têm.
    No âmbito deste levantamento de acessibilidade do Teatro, e como surda pós-linguística e oralizada, portanto, gostaria de lembrar que a acessibilidade para surdos oralizados (falantes de língua portuguesa) passa pela existência de aro (anel) magnético nas salas de espetáculos (como no teatro da Trindade), de sistemas de amplificação sonora e de legendagem.
    Obrigada e bom trabalho!

    • Cara Inês, obrigada pela sua mensagem e pelo seu lembrete. Os elementos que refere serão incluídos no nosso relatório, que está a ser elaborado. Mantenha-se em contacto connosco e, sempre que achar oportuno, partilhe as suas experiências em espaços culturais connosco.
      Abraço,
      Maria Vlachou

  3. No âmbito deste levantamento de acessibilidade do Teatro, e como surda pós-linguística e oralizada, portanto, gostaria de lembrar que a acessibilidade para surdos oralizados (falantes de língua portuguesa) passa pela existência de aro (anel) magnético nas salas de espetáculos (como no teatro da Trindade), de sistemas de amplificação sonora e de legendagem.
    Obrigada e bom trabalho!

  4. Subscrevo inteiramente as palavras da Inês Laborinho, é extremamente importante levar este assunto a peito quando falamos de acessibilidade para surdos falantes de Língua Portuguesa, visto que é a sua língua nativa de nascimento, quer falado e escrito – isto aplica-se também aos surdos de nascença, peri-línguais e pós-linguísticos oralistas utilizadores de aparelhos auditivos e implantes cocleares, bem como sistema BAHA. É indispensável usufruir e aplicar tecnologias para uma maior ênfase cultural e participação activa para quem as pessoas com deficiência auditiva queiram assistir teatros, espectáculos e musicais com gosto e conforto de pé em igualdade junto dos seus semelhantes. É inaceitável que Portugal hoje em dia nutre de uma grande vasta rede tecnológica com melhores infra-estruturas falhe redundantemente na acessibilidade pois há muito para melhorar. Impressiona-me.

    Continuam com o bom trabalho,
    surda oralista e implantada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s