A Rede de Teatros com Programação Acessível (RTPA) pretende apresentar uma oferta regular de espectáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Desta forma, melhora as condições de acesso à sua programação para pessoas com deficiência visual e para o público Surdo, e ainda para os seus familiares e amigos. Um outro objectivo da RTPA é criar melhores condições de acesso à programação cultural fora dos dois grandes centros urbanos, Lisboa e Porto. A RTPA permite, ainda, uma melhor colaboração e partilha de recursos entre os seus membros.

Apresentada em Outubro de 2021, a RTPA completa agora cinco anos. Tal como estava previsto, os seus cinco primeiros membros (Teatro do Noroeste / Centro Dramático de Viana, A Oficina, Cineteatro Louletano, Teatro Municipal Baltazar Dias e O Teatrão) deixam de receber um apoio financeiro. Continuam, no entanto, como membros da RTPA, a participar nas reuniões, a colaborar, a co-produzir espectáculos e a partilhar recursos.

Actualmente, os membros da RTPA são:

A Rede de Teatros com Programação Acessível conta com o apoio da Fundação ‘la Caixa’, em colaboração com o BPI, e é coordenada pela Acesso Cultura.

Temporada 2026-2027