AC ecards 2022 curso-ad2

Em Outubro 2021, a Acesso Cultura apresentou uma pequena Rede de Teatros com Programação Acessível. Envolve cinco teatros nas cidades de Viana do Castelo, Guimarães, Guarda, Loulé e Funchal. O seu principal objectivo é alargar a oferta de programação teatral acessível fora de Lisboa e Porto.

A criação desta rede tornou ainda mais evidente a falta de audiodescritores em Portugal, ou seja, a falta de profissionais fora de Lisboa com preparação técnica para proporcionar o recurso da audiodescrição ao público com deficiência visual. Assim, a Acesso Cultura pretende formar mais nove audiodescritores, residentes em diferentes zonas do país. No futuro, estes profissionais poderão prestar os seus serviços não só aos membros da Rede de Teatros com Programação Acessível, mas a diferentes organizações culturais em diferentes locais do país.

O que é a audiodescrição?

Este curso de formação tão necessário e urgente torna-se possível graças ao generoso apoio de:

Ágora Cultura e Desporto | Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal do Funchal
Direcção Regional de Cultura do Algarve
Direcção Regional de Cultura do Norte
El Corte Inglés

A Acesso Cultura está a aguardar pela confirmação de mais apoios que permitirão garantir a implementação de todo o programa desta formação.

Onde e quando vai ser?

A primeira parte do curso será realizada no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, nos dias 30 de Março a 8 de Abril (com chegada à Madeira no dia 29 de Março e saída no dia 8 ou 9 de Abril). Serão 60 horas de formação intensiva distribuídos por 10 dias consecutivos.

A segunda parte do curso será realizada em Lisboa, no São Luiz Teatro Municipal, nos dias 13 a 17 de Julho (com chegada no dia 12 ou 13 de Julho e saída no dia 17 ou 18 de Julho). Serão 20 horas de formação distribuídas por cinco dias úteis. No dia 17 de Julho, os formandos irão assistir ao espectáculo “A Praia”, no São Luiz Teatro Municipal, que terá audiodescrição.

Na terceira parte do curso, os formandos estarão envolvidos na audiodescrição de 3 produtos audiovisuais em contexto real. A supervisão dos trabalhos será feita pela Anaísa Raquel. Os formandos serão responsáveis pelas várias fases de trabalho na metodologia para a implementação do recurso.

Quanto vai custar?

Os candidatos escolhidos assumirão o compromisso de frequentar o curso através do pagamento do valor simbólico de €150.

De resto, as despesas de frequência do curso (formação, deslocação, alojamento e refeições) serão cobertas pela organização, graças ao apoio das entidades acima mencionadas.

Qual é a estrutura do curso?

Consulte o programa do curso.

Como posso candidatar-me?

Consulte as regras de participação.

Tem dúvidas? Escreva-nos para geral@acessocultura.org

As dúvidas serão esclarecidas apenas via email.

Com o apoio de

logos

O nosso agradecimento aos dois teatros que acolhem esta formação

logos_teatros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s