A nossa conferência anual realiza-se no dia 18 de Outubro, terça, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Este ano, queremos reflectir sobre a liderança na Cultura.
O conceito de “liderança” não é muito discutido no sector cultural. Além disso, temos a tendência de pensar que “líderes” são pessoas que exercem funções de direcção dentro de uma organização cultural; e, consequentemente, de pensar que líderes são as pessoas que se encontram no topo de uma hierarquia.
É o nosso próprio entendimento de liderança – condicionado e limitado – que faz com que a Cultura não seja considerada um parceiro relevante e essencial na construção de políticas para o país. A Cultura continua a ser vista como um luxo ou um acessório, e não como um factor necessário para que possamos imaginar onde queremos estar – como indivíduos, mas também como comunidade – daqui a 10 ou 20 anos.
Convidámos colegas com experiências diversas e com pensamento sobre esta temática para nos ajudarem nesta reflexão. Entre eles, dois oradores principais:
- Margarida Sampayo, uma jovem colega da área da mediação cultural
- Pawel Lysak, director artístico do Teatro Powszechny da Varsóvia (a “Theatre that gets in the way”, de acordo com o seu motto).