Estão abertas até 31 de Janeiro de 2021 as candidaturas ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara 2021.
Desde a sua fundação, a Acesso Cultura tem procurado promover em Portugal a reflexão e as boas práticas na comunicação escrita, tanto no que diz respeito à relevância da informação para os destinatários finais, como no que diz respeito ao uso de linguagem simples, acessível. O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara é um prémio de reconhecimento que vem complementar este esforço, procurando criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas.
Regulamento (actualizado a 13.12.2020)
Ficha de candidatura
Data-limite para a apresentação de candidaturas: 31 de Janeiro de 2021
Anúncio do prémio: Março 2021 (data a confirmar)
Nota da Direcção da Acesso Cultura a 13.12.2020
A Acesso Cultura é uma das muito poucas entidades em Portugal a fazer consultoria na área da linguagem clara. Levantou-se, assim, a questão se os projectos que tiveram a nossa consultoria poderiam candidatar-se ao Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara.
A Direcção da Acesso Cultura reflectiu sobre esta situação e concluiu que não seria justo projectos que tiveram a nossa consultoria não poderem candidatar-se ao prémio. Assim, decidiu continuar a garantir a independência do júri, não incluindo no mesmo pessoas que colaboram connosco como consultores nesta área.
Gostaríamos de agradecer ao nosso colaborador Hugo Sousa, especialista em comunicação clara, tanto a disponibilidade para integrar o júri deste ano, como a disponibilidade para ceder o seu lugar.
O júri do Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara 2021 terá a seguinte composição:
Elsa Santos Alípio, Historiadora
Joana Fernandes, Consultora em Comunicação Clara
Rita Tomás, Directora de Comunicação do Teatro do Bairro Alto