É com muito gosto que vos convidamos a participar neste debate, que terá lugar no dia 28 de Fevereiro, no âmbito daAMPLA – mostra de cinema. Será na Culturgest, em Lisboa, entre as 18h e as 20h. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Para muitas pessoas, a decisão de ir ao cinema é simples. Essencialmente, é preciso escolher o dia e a hora. Será o mesmo para uma pessoa com deficiência visual ou S/surda? Poderá ver qualquer filme? Em qualquer cinema?

Conscientes de que a muitas pessoas em Portugal, desde pequenas, não é permitido desenvolverem o gosto ou o hábito de ir ao cinema, propomos reflectir sobre a(s) responsabilidade(s) por esta continuada exclusão e discriminação. Juntamos espectadores (ou eventuais espectadores…), distribuidoras e exibidoras para discutirmos as razões das barreiras e formas de as ultrapassar.

Pessoas convidadas: Ana Ribeiro (Arte-Educadora), Inês Gonçalves (Actriz), Leonor Silveira (ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual)​, Pedro Borges (Midas Filmes), Rita Rio de Sousa (Castello Lopes Cinemas), Sebastião Antunes (Músico)

Moderadora: Joana Reais (Cantora)

AMPLA – mostra de cinema

É com muito prazer que a Acesso Cultura se associa pela terceira vez à AMPLA – mostra de cinema, que este ano se realiza entre os dias 1 e 3 de Março, na Culturgest, em Lisboa.  “Tradicionalmente”, a mostra começa uns dias antes da abertura oficial, com um debate ou formação, em co-produção com a Acesso Cultura.

A AMPLA é (ainda) a única mostra de cinema em Portugal cuja programação é totalmente acessível a pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva ou Surdas. Haverá ainda algumas sessões descontraídas.

Deixe um comentário