2023 foi um ano cheio. Deu-nos muitas alegrias, algumas frustrações, boas surpresas.

2023 foi também o ano do nosso 10º aniversário. Um bom momento para fazer um balanço, procurar entender melhor qual tem sido o nosso contributo para o sector cultural e para a sociedade em geral. Fomos recebendo o feedback de colegas, participantes nas nossas acções ou, simplesmente, pessoas que acompanham o nosso trabalho. Fomos mimados, fomos criticados, recebemos sugestões, discutimos ideias, procurámos responder a necessidades. Pensámos, repensámos, redefinimos o que estamos a fazer e porquê. Crescemos, em número e em pensamento.

Trabalhámos muito em 2023. Haveria muitas coisas para partilhar, mas vamos focar as iniciativas realizadas para celebrar este 10º aniversário.

 

Prazer em conhecer!

Ao longo do ano, provocámos encontros inesperados entre associados que não se conheciam. “Prazer em conhecer!” uma série de 10 breves conversas, ricas, divertidas e, muitas vezes, comoventes. A 10ª e última conversa será gravada na próxima semana e será partilhada antes do final do ano. Irá juntar uma das sócias fundadoras da Acesso Cultura, Mafalda Freitas, com o último membro a ser recebido em 2023, o Museu do Calçado.

10+1 | Acesso, participação e democracia cultural

Esta publicação, lançada em Junho, reúne 10 entrevistas com diferentes profissionais e organizações e ainda +1, com Bem Evans, Director de Arts and Disability no British Council.

Dizem-nos sobre a Acesso Cultura

Explorem esta galeria de imagens que apresenta pontos de vista de diferentes colegas sobre o trabalho da Acesso Cultura ao longo destes 10 anos e a importância que este tem na sua vida profissional e pessoal.

Como (e quando) falar da deficiência: um guia para profissionais de comunicação cultural e jornalistas

É urgente quebrar o paradigma capacitista em vigor na sociedade portuguesa – e noutras, por isso, estamos a traduzi-lo também. Esta publicação foi lançada em Outubro e sabemos que tem sido amplamente partilhada. Esperemos que faça alguma diferença.

10 anos x 10 cidades x 10 debates

Neste momento que estamos a escrever, estamos a “voar” para o último debate a realizar este ano. “10 anos x 10 cidades x 10 debates” levou-nos a cidades que têm vindo a colaborar connosco, ao longo de vários anos, na criação de espaço e de tempo para reflexões conjuntas. Não poderíamos pensar num tema melhor para concluir este périplo do que “O que pode um movimento cívico pela cultura?”, escolhido pelos nossos parceiros na ilha de São Miguel.

Programa de mentoria

A primeira edição do nosso programa de mentoria foi concluída há poucos dias. Colegas que ofereceram com generosidade o seu tempo, como mentorados e como mentores, para conversar, desafiar, inspirar e apoiar-se mutuamente. “Questionar coisas, sentidos, projectos. Porquê ficar só no pequenino, porquê não desejar algo mais?”, disse-nos uma participante na última reunião.

Em que é que pensamos neste momento?

Que a Acesso Cultura existe para combater a ignorância. Que a Acesso Cultura existe para criar comunidade, para que colegas em diferentes pontos do país não se sintam sozinhos. Que a Acesso Cultura existe para ser inspirada e para inspirar. Que a Acesso Cultura existe para contribuir para a construção de uma sociedade curiosa e inclusiva, na qual qualquer pessoa possa sonhar, ter oportunidades para participar e ser o melhor que puder. É esta a visão que nos alimenta.

Boas festas, bom ano!

Deixe um comentário