O Museu Nacional do Traje, em colaboração com a Acesso Cultura, organiza um debate sobre moda inclusiva no dia 25 de Novembro, às 15h. A entrada é livre.

O mundo da moda é frequentemente associado a uma ideia de beleza estereotipada. No entanto, a nível internacional, esta é uma área que se tem esforçado por reconhecer a diversidade humana e responder aos desafios que esta apresenta. Desde o desenho de roupa para corpos muito diversos – em termos de idade, género, cor, tamanho ou forma – à presença de modelos diversos na passarela, o mundo da moda tem-se questionado a si próprio e tem desafiado os preconceitos da sociedade.

Nesta conversa, iremos focar a moda inclusiva para pessoas com deficiência ou incapacidade, abordando igualmente a criação de peças para pessoas com corpos fora do tamanho padrão. De que forma a moda pode reforçar a autonomia e auto-estima das pessoas? Quais os desafios e como é que estes são encarados pelas marcas? Que passos têm sido dados pelas marcas globalizadas e economicamente acessíveis? O que é que se faz em Portugal e no mundo?

Para pensar nestas questões, teremos connosco:

Moderação: Diana Santos, Vice-Presidente do Centro de Vida Independente

Contamos ainda com breves intervenções gravadas de Marta Froufe Tavares (Dear Ocean) e de Georgina Ripley, Curadora Principal de Design Moderno e Contemporâneo do National Museums Scotland, que em 2019 apresentou a exposição Body Beautiful.

Deixe um comentário