Em Maio de 2021, a Acesso Cultura organizou um seminário com o Happy Museum Project | Common Cause Foundation, intitulado “Valores para comunidades mais fortes”. Um dos primeiros exercícios foi cada formando escolher de uma extensa lista os três valores que lhe eram mais importantes. De seguida, foram convidados a pensar nos seus locais de trabalho e até que ponto os seus valores eram reconhecidos e respeitados no exercício das suas funções. O facto de apenas um formando ter respondido afirmativamente tornou evidente a grande distância que muitas vezes existe entre quem somos como indivíduos e quem somos no nosso contexto profissional (ou o que nos é permitido sermos). Tornou-se igualmente evidente que, existindo uma maior exigência da parte da sociedade e também dos profissionais da cultura em relação à conduta ética das organizações culturais, é muito necessário estas últimas reflectirem sobre os seus valores e comunicarem-nos publicamente.

Quais os valores de cada organização cultural? Porque é que devem ser definidos e assumidos? De que forma se expressam? E, sobretudo, de que forma as organizações culturais identificam, cultivam e transmitem valores importantes para as comunidades em que se inserem? Convidámos três colegas cujo trabalho muito respeitamos para nos falarem sobre este tema.

Os seminários serão realizado online e conduzidos em inglês.

Preçário

Preço único: €5/seminário
Preço para os três seminários: €12

Ficha de inscrição

Programa

19 de Maio 2022, 17h-19h
Meklit Hadero
Directora de Programas no Yerba Buena Center for the Arts

Meklit Hadero é Directora de Programas do Yerba Buena Center for the Arts em San Francisco. É vocalista, letrista e compositora etíope-americana, conhecida pela sua presença de elétrica nos palcos e pelas suas inovadoras e profundamente pessoais canções de Jazz Etiópio. Os seus concertos levaram-na a vários cantos do mundo. O seu último álbum, “When the People Move, the Music Moves Too”, foi nomeado entre os melhores discos do ano pelo Bandcamp e The Sunday Times UK, subindo ao topo do iTunes, NACC e European World Charts. Meklit é Exploradora da National Geographic, TED Senior Fellow e ex-Artista Residente na Universidade de Harvard. Colaborou com artistas como Kronos Quartet, Andrew Bird, Preservation Hall Jazz Band e a lenda musical Pee Wee Ellis. É co-fundadora, co-produtora e apresentadora do Movement, uma nova série de rádio e show ao vivo que conta histórias de migração global por meio da música.

6 de Abril 2022, 10h-12h
Kaja Širok
Historiadora, Presidente do ICOM Eslovénia

Kaja Širok é historiadora, gestora de museus e investigadora. Durante dez anos, foi directora do Museu Nacional de História Contemporânea de Ljubljana e trabalhou como investigadora associada na Faculdade de Letras (Departamento de Sociologia). Actualmente, é Presidente do ICOM Eslovênia, membro do ICMEMO e do Comitê de Ética do ICOM. Em 2019, foi nomeada membro do Comité Académico da House of European History em Bruxelas. Desde 2021, cria projectos para a Capital Europeia da Cultura GO! 2025 Nova Gorica – Gorizia. Foi recentemente nomeada directora de Nova Gorica – Capital Europeia da Cultura 2025. Trabalha como professora assistente no Departamento de História Cultural da Universidade de Nova Gorica. A sua pesquisa actual aborda a história e história oral, estudos de património, estudos de museus e memoriais, com particular foco na criação de narrativas nacionais relacionadas com a formação de identidade, memórias em conflito e revisionismo. Tem publicado vários artigos científicos e participado em vários projectos da UE sobre memória, património difícil e estudos museológicos. É candidata ao Conselho Executivo do ICOM para as eleições de 2022.

9 de Março 2022, 10h-12h
Jackie Wylie
Directora Artística do National Theatre of Scotland

Jackie Wylie é Directora Artística e Directora Executiva do Teatro Nacional da Escócia. Foi a fundadora do “Take Me Somewhere”, um festival de performance internacional de Glasgow com sede no teatro Tramway. Foi Directora Artística do The Arches em Glasgow (2008 a 2015), onde transformou o local num dos locais multi-artes mais celebrados da Europa. Antes disso, trabalhou na produção de cinema e televisão. Nascida em Edimburgo, estudou Teatro, Cinema e Televisão na Universidade de Glasgow. Foi bolsista do programa de liderança Clore em 2016/17.