Cartaz do debate
ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, E MUSEUS: ACESSO À INFORMAÇÃO

Braga, 7 de Junho de 2016
Porto, 21 de Junho  de 2016
Lisboa, 18 de Outubro  de 2016
Évora, 11 de Novembro  de 2016
Loulé, 25 de Novembro  de 2016
Horário: 18h30-20h00
Entrada livre

A Acesso Cultura e a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas promovem este debate, em cinco cidades diferentes, com o propósito de abordar a questão o acesso às colecções, fundos documentais e arquivísticos à guarda das instituições. Vamos reflectir sobre a necessidade cada vez maior de as conectar, de as comunicar, de as ligar a um universo “fora de portas”, potenciando, assim, o acesso não só físico, mas também a sua comunicação pela via digital, e ainda as múltiplas conexões que este universo poderá potenciar. De que forma podem as bibliotecas, arquivos e museus facilitar o acesso ao universo que têm dentro de portas? Como podem preservar e, simultaneamente, garantir o acesso continuado à informação, às colecções?

Organização: Acesso Cultura | BAD Norte | GT-SIM

CONVIDADOS

Braga
7 de Junho, 18h30
Biblioteca Lúcio Craveiro
da Silva
Convidados: António Sousa (Arquivo Distrital de Braga), Isabel Silva (Museu D. Diogo de Sousa), Pedro Rangel Henriques (Universidade do Minho), Ricardo Saraiva (Biblioteca Geral da Universidade do Minho)
Moderadora: Aida Alves

Porto
21 de Junho, 18h30
Arquivo Distrital do Porto

Convidados: Alexandre Matos (Sistemas de Futuro | ICOM), Augusto Ribeiro (Universidade do Porto), Maria Manuel Borges (Universidade de Coimbra), Olinda Cardoso (Arquivo Distrital do Porto)
Moderador: Luís Borges Gouveia (Universidade Fernando Pessoa)

Resumos dos debates em Braga e Porto

Lisboa
18 de Outubro, 18h30
Biblioteca Nacional
Convidados: Clara Camacho (ICOM Portugal), Francisco Barbedo (SOS Digital), João Miguel Henriques (Arquivo Municipal de Cascais), Tatiana Sanches (Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa)
Moderadora: Maria José Almeida
Resumo do debate em Lisboa

Évora
11 de Novembro, 18h30
Museu de Évora
Convidados: João Brigola (Rede de Museus do Alentejo), Jorge Janeiro (Arquivo Distrital de Évora), Nelson Madeira e António Cachopas (Universidade de Évora, Rede de Bibliotecas do Distrito de Évora)
Moderadora: Armanda Salgado
Resumo do debate em Évora

Loulé
25 de Novembro, 18h30
Biblioteca Municipal de Loulé

Convidados: Isabel Salvado (Arquivo Municipal de Tavira), Isabel Soares (Museu de Portimão – Chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico), Sandra Martins, (Biblioteca Pública de Faro), Sónia Negrão (Rede de Arquivos do Algarve)
Moderadora: Dália Paulo
Resumo do debate em Loulé