Público-alvo
Profissionais da cultura em geral, curadores, profissionais responsáveis pela criação de exposições e conteúdos, designers, arquitectos.
Nota biográfica da formadora
Lígia Lopes é licenciada em Design Industrial e doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Professora de Projecto de Design desde 2002, é actualmente professora convidada no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem desenvolvido e coordenado projetos assentes em metodologias participativas e de co-criação, tanto na coordenação de projetos académicos como na prática projectual como designer, o que lhe tem permitido criar uma rede de contactos nacional e internacional, assim como uma rede de “não designers”, com quem tem colaborado e aprendido a desconstruir ideias preconcebidas.
Ao longo dos últimos anos tem trabalhado diferentes abordagens de projecto, nas quais as pessoas e os processos são valorizados, envolvendo ativamente e dando voz a utilizadores/pessoas menos visíveis do desenvolvimento dos produtos. No seu percurso, já desenvolveu estudos e projectos sobre acessibilidade física e de conteúdos, design para a inclusão em escolas de primeiro ciclo, práticas de participação comunitária, inclusão das pessoas com diversidade funcional em projecto de design e envolvimento das pessoas, mais comummente (e com algum distanciamento) chamadas de “utilizadores”.
Recentemente criou o projecto CANHOTA, que surge para dar resposta à necessidade de construção de um projeto que tem por base um alinhamento sustentado pela ética projectual em Design e que se compromete a desenvolver produtos, serviços e estratégias para um Design Consciente.