Hoje, ADICLUS – European Arts & Disability Cluster, a voz europeia de artistas e trabalhadores da Cultura com deficiência, publicou um Documento de Posição sobre o estado das Artes e da Deficiência na Europa. Ver resumo em Língua Gestual Portuguesa aqui ou no final desta página.

Enquanto rede que abrange 24 países europeus, da qual a Acesso Cultura é membro, ADICLUS acredita que existem desigualdades fundamentais no sector cultural europeu que impedem a igualdade de acesso às artes para as pessoas com deficiência – enquanto artistas, enquanto trabalhadores culturais e enquanto público.

O Documento de Posição, intitulado “Como a União Europeia pode e deve agir para reduzir a discriminação de artistas, trabalhadores da Cultura e públicos com deficiência”, apela à União Europeia, através das suas várias instituições, para que reconheça a actual marginalização das pessoas com deficiência e implemente urgentemente mudanças.

O Documento de Posição solicita que a nova Bússola Cultural da União Europeia coloque os direitos culturais no seu cerne. A Bússola Cultural deve garantir que os cidadãos europeus com deficiência possam participar na cultura como público, como artistas e como trabalhadores culturais.

Além disso, o Documento de Posição hoje lançado:

  • Identifica as obrigações legais da União Europeia e dos seus Estados-Membros para apoiar o direito de participação na vida cultural dos cidadãos com deficiência.
  • Alerta contra a associação dos direitos culturais das pessoas com deficiência apenas a discursos sobre Arte&Saúde e as Condições de Trabalho dos Artistas.
  • Incentiva um diálogo estruturado entre as instituições da União Europeia e os artistas e trabalhadores da Cultura com deficiência, uma vez que estamos quase sempre ausentes das redes culturais europeias das quais a União Europeia depende.
  • Faz recomendações claras e exequíveis a implementar nos actuais e próximos programas Europa Criativa da União Europeia.

Consulte o documento de posição (também em Pdf, 250KB)

ADICLUS – European Arts and Disability Cluster é coordenado por Europe Beyond Access.

Resumo do documento de posição em Língua Gestual Portuguesa, com foco nas referências às línguas gestuais e culturas Surdas europeias.

Deixe um comentário