20210701_debate_activist museum_event

Ver gravação em vídeo
Ver todos os debates

Este é o segundo debate da série “The activist museum: going deeper”. A nossa convidada é Elaine Heumann Gurian. O seu livro Civilizing the Museum (que inclui uma série de ensaios sob o título “The importance of ‘and’” ou o artigo “Turning the ocean liner slowly”) mostrou-nos que Elaine é uma pensadora irrequieta e uma visionária que ajudou a moldar o pensamento e a prática de muitos profissionais de museus em todo o mundo. O seu novo livro Centering the Museum será um excelente complemento para o Civilizing the Museum e um suporte útil para líderes emergentes na área dos museus.

Vejam também:
Gravação em vídeo do debate com Cristina Lleras e Richard Sandell a 5 de Maio de 2021.

Bionota

Elaine Heumann Gurian tem 50 anos de experiência em museus como executiva sénior e consultora. Taylor & Frances irá lançar o seu novo livro Centering the Museum, Writings for the Post-Covid Age, em Setembro de 2021, que apela à profissão para ajudar os visitantes a experienciar a sua humanidade partilhada, a complexidade na apresentação de ideias, e os usos sociais de edifícios públicos, para tornar os museus mais centrais e úteis para todos em tempos difíceis. Identifica ainda muitas maneiras simples e subtis para os museus poderem tornar-se mais acolhedores para mais pessoas – para todas.

Gurian baseia-se na sua vasta experiência como vice-directora, consultora sénior de museus governamentais, conferencista e professora em todo o mundo para pensar em recomendações para acções inclusivas, entrelaçando o pensamento sociológico com estratégias práticas de tomada de decisão.

Como sénior na área dos museus, Elaine Heumann Gurian fala sempre de forma pessoal e emocional, não fazendo distinção entre trabalho e paixão.