22 Out, Segunda, 10h-13h
Biblioteca Municipal de Marvila, Lisboa
Muitas questões se levantam ainda em Portugal em relação ao acesso das pessoas com deficiência à música ao vivo (em recintos abertos ou fechados). As queixas são múltiplas devido à falta total ou parcial de condições de acesso, algumas das quais resultam também do desconhecimento da lei portuguesa.
A associação britânica Attitude is Everything dedica-se à melhoria do acesso à música ao vivo para pessoas com deficiência e pessoas surdas. É a grande referência no Reino Unido nesta área, colaborando com os grandes promotores de concertos ao vivo (quem trabalha neste meio, conhece, com certeza, a Live Nation, Festival Republic, AMG – Academy Music Group, Ground Control e DHP Family).
Neste seminário, Suzanne Bull (CEO da Attitude is Everything), irá abordar os seguintes pontos:
- O modelo social de deficiência e o constraste com o modelo médico;
- Quem são as “pessoas com deficiência”;
- O trabalho da Attitude is Everything, boas práticas, recursos;
- Maneiras simples de criar e melhorar o acesso;
- Discussão aberta.
Alguns dados sobre o impacto económico de ser acessível e inclusivo
- Actualmente, 3,3 milhões de pessoas com deficiência participam em eventos de música ao vivo no Reino Unido, o que representa 11% do total de audiências de música ao vivo.
- No ano passado, pessoas com deficiência e as suas famílias gastaram 7,9 milhões de libras em eventos de música ao vivo (em 2014 – 2015 tinham sido 4,5 milhões de libras). No entanto, o mercado pode valer até 20 milhões de libras.
- No ano passado, a Attitude is Everything apoiou 170.000 pessoas com deficiência na ida a eventos de música ao vivo.
A Acesso Cultura e os seus parceiros na organização deste seminário acreditam que em Portugal também é possível.
O seminário terá tradução simultânea com o apoio do British Council.
PÚBLICO-ALVO
Promotores e agentes de concertos de música ao vivo / festivais de música, gestores de recintos, Câmaras Municipais
INSCRIÇÕES
(clique na palavra)
PREÇO ÚNICO
€10
Política de reembolsos: Em caso de desistência de participação, o inscrito terá direito ao reembolso do valor de inscrição, desde que comunique essa desistência, por escrito e com 8 (oito) dias de antecedência.
Não se aplica o disposto no parágrafo anterior, caso a desistência comprometa o número mínimo de participantes exigido para a realização do curso, caso em que o valor não será devolvido, ficando o inscrito desistente com crédito em montante igual ao valor da inscrição paga, podendo usufruir deste mesmo crédito em inscrições futuras em cursos da Acesso Cultura.