Regressar à Semana Acesso Cultura 2024

Palestra online
Com Sofia Lovegrove
Moderação: Paula Cardoso
18 de Junho 2024, 10h-11h
Gravação da conversa | Apresentação Powerpoint

Esta palestra apresentará desenvolvimentos recentes e em curso nos Países Baixos em torno do tópico do passado colonial e da escravatura. A ênfase será colocada nas mudanças que têm levado ao reconhecimento crescente e visibilização destas histórias, e ao desenvolvimento de diferentes formas de lidar com os seus legados no presente.

A apresentação será dividida em três partes:

  • primeiro, Sofia Lovegorve irá traçar algumas das principais iniciativas nos últimos dez anos e como estas estão ligadas a importantes questões sociais;
  • em segundo lugar, irá explorar duas ações governamentais recentes que resultam destes desenvolvimentos – o Ano da Memória da Escravatura (2023-2024) e as directrizes para lidar com colecções oriundas de contextos coloniais (2022);
  • por fim, partilhará algumas reflexões a partir das suas práticas de trabalho e como tem procurado traduzir estes desenvolvimentos na sua organização nos últimos dois anos.

Notas biográficas

Sofia Lovegrove Pereira é investigadora independente e profissional do património cultural, residente nos Países Baixos desde 2015. A Sofia é formada em Arqueologia Histórica (Mestrado na Universidade de York, 2015) e em Estudos do Património Cultural e da Memória (Mestrado na Universidade de Amesterdão, 2021). Actualmente, trabalha na Agência do Património Cultural do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos, como coordenadora do Ano Memorial da Escravatura e do programa internacional Sharing Stories on Contested Histories e como membro de um programa focado em tornar a organização mais plurivocal, inclusiva e diversa. A sua investigação foca-se no passado colonial e as suas durabilidades no presente em museus, no espaço público e no contexto de cooperações internacionais. Ela é alumna do TheMuseumsLab (2022) e membro fundador do colectivo Disrupting & Reorienting Restitution.

Paula Cardoso é fundadora da comunidade digital “Afrolink”, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra. Com o mesmo propósito cocriou “O Tal Podcast”, apresenta o programa de TV “Rumos”, e assina a crónica “Entre Meadas”, no Diário de Notícias, a que junta um espaço de opinião no “Gerador”. Integra ainda o Fórum dos Cidadãos, que contribui para revigorar a democracia portuguesa, e é Embaixadora do European Climate Pact, compromisso de combate às alterações climáticas. Natural de Moçambique, licenciou-se em Relações Internacionais e trabalhou como jornalista durante cerca de 20 anos, percurso iniciado na revista Visão. Em 2023 foi apontada pela revista de negócios “Success Pitchers” como uma das “10 Mulheres Líderes Mais Inspiradoras do Empreendedorismo Social”.

Regressar à Semana Acesso Cultura 2024