Datas importantes

Data-limite para candidaturas:
2 de Fevereiro de 2025 (ficha de candidatura)
Sessão online de esclarecimentos:
27 de Janeiro de 2025, das 19h às 19h45 (ficha de inscrição para esta sessão)

O que é?

Um programa de apoio e de troca de experiências entre profissionais da cultura. Na prática, um profissional do sector com mais experiência (mentor) é conectado com outro participante, normalmente com menos experiência (mentorado). Ao longo de várias sessões, o mentorado é ajudado a desenvolver e aperfeiçoar capacidades que o irão ajudar nas suas metas pessoais e profissionais. Serão explorados os mais variados tópicos no âmbito profissional, desde capacidade de liderança, pensamento estratégico, comunicação pessoal, entre outros. Tudo isto num ambiente confidencial e descontraído.

No programa de mentoria, mentores, mentorados e também as coordenadoras oferecem o seu tempo voluntariamente.

Qual a duração?

Nove meses, de Março a Novembro de 2025.

Como se desenvolve?

Sessões individuais de partilha e conversas entre mentores e mentorados. A periodicidade e duração das sessões é definida em comum acordo entre mentor e mentorado. Mínimo: uma vez por mês / duas horas.

Para além das sessões entre mentores e mentorados, ao longo do ano teremos três sessões temáticas envolvendo todos os participantes. Estas sessões visam discutir temas relevantes no sector cultural, que serão anunciados com a devida antecedência.

O programa encerra em Novembro, com uma sessão aberta ao público geral e futuros interessados em participar numa nova edição.

Quais os benefícios?

Este projecto de entre-ajuda, informal e voluntário, pode beneficiar tanto os mentores como os mentorados, ajudá-los a entender realidades diferentes, fora das suas instituições, contactar com profissionais do sector com desafios distintos e/ou semelhantes dos seus, e ser parte no fundo da evolução do sector, num espaço seguro, descontraído, informal.

Candidaturas

A participação neste projecto é voluntária e sem custos. Está direcionada tanto às pessoas que são associadas da Acesso Cultura, como ao público geral.

  • Pedimos a quem está interessado em participar para preencher a ficha de candidatura até dia 2 de Fevereiro de 2025.
  • As candidaturas estão abertas a pessoas de outras nacionalidades falantes de português. É importante que os candidatos considerem que as sessões serão realizadas no fuso horário de Portugal (WET/WEST).
  • Será considerado um máximo de 40 candidaturas.
  • Haverá uma sessão de esclarecimento online, no Zoom, no dia 27 de Janeiro, das 19h às 19h45.

Calendário 2025

20 de Janeiro a 2 de Fevereiro

  • Inscrições para o Programa de Mentoria.
  • Inscrições para a sessão de esclarecimento sobre o Programa de Mentoria (a 27 de Janeiro).

27 de Janeiro | 19h – 19h40 | Online, no Zoom
Sessão de esclarecimento sobre o Programa de Mentoria.

20 ou 21 de Fevereiro
Comunicação dos resultados aos selecionados.

4 de Março | 19h – 20h
Introdução do Programa de Mentoria aos mentores.

5 de Março | 19h – 20h
Introdução do Programa de Mentoria aos mentorados.

28 de Fevereiro a 15 de Março
Primeira sessão entre mentor e mentorado, em data a acordar entre ambos.

13 de Novembro | 19h – 20h
Sessão de encerramento do programa

Nota: As datas estão sujeitas a alterações, as quais serão comunicadas antempadamente.

Coordenação do programa de mentoria

A coordenação do programa é assegurada pelas associadas Ana Braga, Gabriela da Rocha, Lívia Nascimento e Teresa Costa.

Testemunhos de participantes nas edições anteriores

“Inscrevi-me por sentir a necessidade de ter uma pessoa com quem partilhar alguns dos desafios diários que me vejo confrontada com as minhas funções laborais e para discutir possibilidades de estratégias para a melhor gestão destes.”

“A importância de ouvir o outro. De deixá-lo esgotar sua questão e só depois ajudar com possíveis caminhos.”

“As minhas expectativas não eram concretas, na medida em que dependiam directamente das expectativas e objectivos da mentorada. No fundo, a minha única expectativa consistia em conseguir corresponder às necessidades da mentorada e sentir que, de alguma forma, as nossas sessões lhe estavam a ser úteis.”

“Levo comigo a amizade e contacto com a diversidade dos profissionais da cultura.”

“A relação criada com a minha mentorada, com quem tive muito afinidade desde o início. Para além dos encontros no programa, tivemos a sorte de estar na mesma turma do curso de mediação da Acesso Cultura e penso que isso nos aproximou bastante, porque pudemos estar juntas num contexto diferente.”

“A sensação de que a minha experiência profissional e pessoal pode ajudar, de algum modo, outros profissionais (a não repetirem os mesmos erros, a abrir perspetivas e portas, etc.)”