A iniciativa mais entusiasmante da Semana Acesso Cultura, para o público, mas também para os profissionais. Quem trabalha nos bastidores das organizações culturais? E o que faz?
As organizações culturais interessadas em participar podem organizar apenas uma ou mais visitas ao longo da Semana Acesso Cultura, no horário que mais lhes convém. Neste momento, há visitas em instituições culturais em:
Açores | Beja | Coimbra | Funchal | Lisboa | Loures | Mafra | Maia | Oeiras | Peniche | Porto | Póvoa de Varzim | São João da Madeira | Viana do Castelo
Entidades interessadas em participar podem enviar para o email geral@acessocultura.org as seguintes informações:
- Nome da organização
- Dia e horário da visita
- Título da visita
- Descrição da visita
- Morada
- Contactos para marcações
- Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada?
Regressar à página da Semana Acesso Cultura
Açores
Museu do Pico | Museu dos Baleeiros
Amanhecer no Museu
17 de Junho, 9.30h-11.00h
Descrição: Convidamos o público a conhecer o que ninguém vê no Museu dos Baleeiros. Nesta visita poderão acompanhar o quotidiano e as tarefas diárias que se realizam antes do horário de abertura do museu, onde tudo se prepara para bem receber os visitantes. Para além desta visita, estão convidados ainda a conhecer os serviços técnicos e administrativos, para verem um pouco daquilo que acontece nos bastidores, que vai para além do trabalho museológico.
Morada: Rua dos Baleeiros 13 | 9930-143 Lajes do Pico
Contacto para marcações: Débora Goulart | museu.pico.info@azores.gov.pt | Tel. 292679340
O percurso não é acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Beja
Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja
As reservas do Museu Botânico
18 de Junho,10h-12h e 14h-16h
Descrição: Durante esta atividade, realizaremos uma visita orientada às reservas do Museu Botânico, um espaço habitualmente inacessível ao público, onde se preserva uma coleção composta por cerca de 2500 objetos relativos ao uso cultural das plantas — o domínio da etnobotânica. Este acervo diversificado inclui especiarias provenientes de várias regiões do mundo, gomas e resinas com aplicações tradicionais e industriais, plantas medicinais, além de objectos naturais como sementes e frutos. Também poderão ser estudados artefactos produzidos a partir de matérias-primas vegetais, ilustrando a engenhosa transformação de recursos botânicos em utensílios, instrumentos, adornos e outros objetos de uso quotidiano ou ritual. A visita proporciona uma oportunidade para compreender a profunda relação milenar estabelecida entre as sociedades humanas e as plantas.
Morada: Museu Botânico | Escola Superior Agrária de Beja, Campus do IPBeja, Rua Pedro Soares, s/n, Beja
Contactos: p.nozes@ipbeja.pt ou museu@ipbeja.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada
Coimbra
Centro de Arte Contemporânea de Coimbra
Entre paredes
18 de Junho, às 11h
Descrição: O que acontece durante as montagens, desmontagens e preparação do espaço expositivo para uma nova exposição e o desenvolvimento de ações de mediação.
Morada: Largo do Arco de Almedina, 11, Coimbra
Contactos para marcações: Tel. 239 840 754 | centroartecontemporaneacoimbra@cm-coimbra.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Museu Municipal de Coimbra
O Edifício Chiado visto à lupa
20 de Junho, às 11h
Descrição: Conhece o Edifício Chiado? Os seus recantos e encantos? Nesta visita promovemos a apresentação da história deste equipamento cultural que deu corpo ao primeiro núcleo do Museu Municipal de Coimbra.
Morada: Rua Ferreira Borges, n.85, 3000-180 Coimbra
Contactos para marcações: Tel. 239 840 754 | museu.municipal@cm-coimbra.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Funchal
Palácio de São Lourenço
Palácio do avesso: nos bastidores da conservação e da preparação de eventos no Palácio
17 de Junho, às 10h; 18 de Junho, às 9h30
Descrição: Apresentação temática de contextualização das atividades desenvolvidas neste Palácio, seguida de percurso comentado por funcionários envolvidos nas diversas funções abordadas.
Morada: Avª Zarco, 9001-902 Funchal
Contactos para marcações: Orlando Gonçalves – Tel. 291 202 530 | e-mail: gabrr.palacio@gmail.com
A apresentação é acessível a pessoas com mobilidade condicionada; o percurso seguinte apenas parcialmente.
Lisboa
Apoiarte – Casa do Artista
Os Bastidores da Casa do Artista
18 de Junho – das 16h00 às 18h00
Descrição: Entrar na Casa do Artista é passear entre memórias. A Visita começa com entrada directa na Residência onde os artistas habitam. Passamos ao centro de Documentação Carmen Dolores onde serão contadas histórias sobre o trabalho desenvolvido naquele espaço de memórias. Seguimos para o Centro de Formação onde se constroem futuros artistas. Damos uma volta à Galeria Raul Solnado e acabamos a visita no Teatro Armando Cortez com visita ao placo e aos camarins.
Morada: Estrada da Pontinha, 7 1600-538 Lisboa
Contactos para marcações: formulário ou teresa.rouxinol@casadoartista.net
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos
Acessibilidade na Culturgest
17 de Junho, 15h
Descrição: No âmbito da Semana da Acesso Cultura, a Culturgest promove uma visita guiada especialmente dedicada à acessibilidade. Esta experiência dá a conhecer os diferentes espaços da Culturgest, com destaque para os investimentos realizados em infraestruturas acessíveis nos últimos anos, pensadas para acolher todos os públicos e artistas com conforto e dignidade. Durante o percurso, será também apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Europe Beyond Access, que promove a inclusão de artistas com deficiência nas artes performativas a nível europeu. Uma oportunidade para conhecer as práticas e os espaços que tornam a Culturgest mais inclusiva.
Morada: Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos, Rua Arco do Cego, 50, 1000–300 Lisboa
Marcações: Ana Lage, culturgest.visitas@cgd.pt | ana.matos.lage@cgd.pt | Tel: 931 712 338
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Quatro visitas diferentes aos bastidores (reservas)
16 Junho, 16h
Os bastidores do MUHNAC: Herbários
Visita às reservas das coleções de mamíferos do MUHNAC, com as curadoras Ana Isabel Correia e Palmira Carvalho
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada
17 Junho, 11h
Os bastidores do MUHNAC: Mamíferos
Visita às reservas das coleções de mamíferos do MUHNAC, com o curador Francisco Petrucci-Fonseca
Percurso não acessível a pessoas com mobilidade condicionada
17 Junho, 16h
Os bastidores do MUHNAC: Minerais
Visita às reservas das coleções geológicas do MUHNAC, com a curadora Liliana Póvoas
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada
20 Junho, 16h
Os bastidores do MUHNAC: Invertebrados
Visita às reservas das coleções de invertebrados, à Entomoteca e ao Laboratório de Entomologia do MUHNAC, com o curador Roberto Keller
Percurso não acessível a pessoas com mobilidade condicionada
Morada: Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa
Contacto para marcações: geral@museus.ulisboa.pt
São Luiz Teatro Municipal
São Luiz de Portas Abertas
18 e 21 de Junho às 11h
Descrição: O Teatro São Luiz convida o público a descobrir os seus bastidores através de visitas guiadas conduzidas pela nossa equipa. A visita conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, garantindo o acesso a um público mais alargado. Este percurso revela também os espaços menos visíveis do teatro — camarins, bastidores, subpalco — e dá a conhecer as profissões, histórias e curiosidades que habitam este edifício centenário. Ao longo da visita, desvendam-se episódios marcantes do passado, personagens que por aqui passaram e até algumas das superstições que, ainda hoje, fazem parte da tradição teatral. Uma viagem intimista pelos cantos da casa e pelas memórias que ligam o São Luiz à história do país e às artes performativas.
Morada: Rua António Maria Cardoso, 54, 1200-027 Lisboa (entrada pela bilheteira; início da visita no Foyer do Teatro)
Marcações: Diana Bento (Mediação de Públicos) t: 213 257 640 | 964912074 |email: dianabento@egeac.pt / entrada livre mediante inscrição (20 lugares, até 2 bilhetes por pessoa)
Percurso é acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Sara Domingos
Estúdio de artista
18 de Junho, entre as 15h00 e as 19h00.
Descrição: Num espaço com mais de 300 anos de história, situado no coração da cidade de Lisboa, Sara Domingos desenvolve uma prática artística na linha de fronteira entre as artes plásticas, gráficas e têxteis, com foco no diálogo entre culturas. Este território liminar constitui também o tema central da sua investigação e criação. Durante esta visita, os participantes terão a oportunidade de conversar com a artista sobre os processos, materiais e referências que orientam a sua prática, bem como conhecer os projetos que têm marcado o seu percurso. Entre os vários segredos deste espaço, ficará a conhecer um fragmento do Tapete de Dragão, proveniente do Museu de Arte Islâmica do Pergamon, em Berlim. Esta peça integra o projeto “CulturalxCollabs – Weaving the Future”, que pretende tecer pontes, celebrar a diversidade e reforçar os laços que nos unem para além das fronteiras.
Morada: Rua de São Julião 8, 1100-525 Lisboa (Baixa)
Contacto para marcações: A visita não requer marcação prévia, pode aparecer livremente durante o horário indicado. Se preferir combinar uma hora ou vir em grupo, é só enviar um e-mail para: info.saradomingos@gmail.com | Tel. 962384321
Percurso: O troço inclinado da Rua de São Julião (com declive entre 5% e 8%) e o degrau à entrada (com 11 cm de altura) podem dificultar o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.
TBA – Teatro do Bairro Alto
Acessibilidades para públicos e artistas no TBA
20 Junho, às 17h00
Descrição: O TBA – Teatro do Bairro Alto organiza, no âmbito da Semana da Acesso Cultura, uma visita guiada sobre acessibilidades para públicos e artistas. Percorreremos toda a zona pública e as evoluções de acessibilidade implementadas desde a reabertura do TBA, em 2019. Visitaremos a nova instalação artística no foyer, de autoria de Ana Rita António, pensada para a inclusão e conforto de pessoas neurodivergentes, e veremos a Sala Principal e o camarim acessível. A acessibilidade é uma preocupação transversal a todo o trabalho desenvolvido pelo TBA e esta é uma oportunidade para conhecer como o desenvolvemos.
Morada: Rua Tenente Raul Cascais 1 A – 1250-268 Lisboa
Contactos para marcações: bilheteira@teatrodobairroalto.pt | Tel. 218 758 000
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Loures
Quinta do Conventinho
Capela do antigo Convento do Espírito Santo: intervenção de conservação e restauro das madeiras
17 de Junho, às 10h30
Descrição: O antigo Convento do Espírito Santo, da província franciscana de Santa Maria da Arrábida, começou a ser construído no dia 10 de maio de 1573, precisamente pela igreja que ainda hoje se encontra disponível ao público sempre que se visite o Museu Municipal de Loures, na Quinta do Conventinho. Lançamos o convite para que nos acompanhem numa visita em contexto de trabalho de conservação e restauro das madeiras da igreja, atualmente encerrada ao público, numa descoberta dos fragmentos da beleza e do simbolismo que habitam este lugar. Com a colaboração da empresa Archeofactu.
Morada: Quinta do Conventinho, Rua Luís de Castro do Rio, EN8, km 4.3, 2660-346 Santo António dos Cavaleiros
Contactos para marcações – se_conventinho@cm-loures.pt | 211 150 175
Percurso não acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Mafra
Museu Nacional da Música
Visita aos bastidores de um museu em mudança
18 Junho, 14h (duração: 2 horas)
Descrição: Depois de três décadas provisoriamente instalado numa estação de metro, e depois de um século de peripécias e de muitos projetos sem consequência, o Museu Nacional da Música prepara agora a abertura da sua nova morada no Real Edifício de Mafra. Esta visita oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto este complexo processo de mudança.
Morada: Terreiro D. João V, 2640-492 Mafra
Contactos para marcações: geral.mnmusica@museusemonumentos.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Maia
Fundação Gramaxo
Aquilo que o olhar não vê – O lado oculto da coleção
17 de Junho, às 11h e às 15h
Descrição: A Fundação Gramaxo convida o público a descobrir o lado mais íntimo da sua coleção, através de uma visita guiada com uma perspetiva invertida. Nesta atividade, serão reveladas histórias e pormenores ocultos da coleção privada aos visitantes, abrangendo diferentes tipologias artísticas e revelando o trabalho museológico quotidiano executado pelo pessoal do museu. Uma experiência pensada para despertar a curiosidade e aproximar o público da essência dos objetos e do trabalho de conservação, inventário e investigação.
Morada: Rua Conselheiro Costa Aroso 601, 4470-590 Maia
Marcações: geral@fundacaogramaxo.com ou rita.lima@fundacaogramaxo.com | Tel. 222 430 456 ou 937 876 132
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Oeiras
Teatro Independente de Oeiras – TIO
Visita aos Bastidores do TIO
20 e 21 de Junho às 19h30
Descrição: No âmbito da Semana da Acesso Cultura, o Teatro Independente de Oeiras convida o público a descobrir o que acontece para além do palco, com uma visita guiada aos bastidores deste espaço cultural. Numa iniciativa que valoriza a transparência, a inclusão e o encontro com as artes performativas, esta visita oferece uma oportunidade única de conhecer o quotidiano de quem faz teatro. Desde os camarins ao palco, passando pela régie, será possível perceber o funcionamento interno do teatro e a complexa engrenagem que torna possível cada espetáculo. Junte-se a nós nesta experiência envolvente, onde o teatro se revela em todas as suas dimensões – visíveis e invisíveis.
Morada: Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº2, Edifício Parque Oceano, 2780-322 Oeiras
Contacto para marcações: Gonçalo Lima, producao@teatrodeoeiras.com
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Peniche
Associação Cultural Rabeca
O que faz um centro cultural numa aldeia à beira mar?
21 de Junho, das 10h00 ás 16h00
Descrição: Visita informal à sede da associação para conhecer o nosso trabalho
Morada: Largo Dr. Manuel Pedrosa, 20A, Ferrel, Concelho de Peniche
Contactos para marcações: rabecaferrel@gmail.com | Instagran: rabecaferrel | Whatsapp: 932805801
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Porto
Batalha Centro de Cinema
Visita Guiada ao Batalha Centro de Cinema
17 de Junho às 17h00
Descrição da visita: Visita pela Sala principal do Batalha e aos murais de Júlio Pomar, apresentando de forma geral o Centro de Cinema.
Morada: Praça da Batalha, 47, 4000-101 Porto
Contactos para marcações: batalha.bilheteira@agoraporto.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Póvoa de Varzim
Cine-teatro Garrett / Município da Póvoa de Varzim
Por Trás da Cortina – Visita Guiada ao Cine-Teatro Garrett
18 Junho, 20h30; 20 junho, 18h30 (mediante inscrição até ao dia 16 de junho)
Descrição: Convidamo-lo(a) a explorar connosco a parte quase nunca vista do teatro! Uma experiência inclusiva que oferece uma deambulação guiada, mas privilegiada, pelas suas várias áreas, incluindo as técnicas e os bastidores, onde diariamente se fazem os preparativos necessários para que possa assistir a uma peça de teatro ou um concerto, por exemplo.
Desde o foyer, que todos conhecem, passando pela Sala Principal, onde poderá visitar o palco, lugar onde tudo acontece, e apreciar a sua complexidade técnica, até ao Backstage, onde um sem número de pessoas – trabalhadores residentes, músicos ou atores, produtores e técnicos – trabalham em harmonia para criar e preparar os espetáculos a que normalmente assiste. Terá a oportunidade de ver camarins, salas de ensaios e aquecimento e áreas técnicas, de compreender melhor como cada detalhe de uma apresentação é cuidadosamente planeado e executado e de perceber como a magia acontece! Cá estaremos à sua espera!
Morada: Rua José Malgueira, 1-15 | 4490-647 Póvoa de Varzim
Contactos para marcações: cine-teatrogarrett@cm-pvarzim.pt
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
São João da Madeira
Museu da Chapelaria
Acessibilidade física e intelectual no Museu da Chapelaria após a reabertura
20 de Junho, às 11h00
Descrição: O Museu da Chapelaria reabriu ao público a 25 de janeiro de 2025 e esta visita guiada convida o público a conhecer os trabalhos de requalificação que foram feitos, com especial destaque para a cessibilidade física e intelectual.
Morada: Rua Oliveira Júnior, 501, 3700-204 São João da Madeira
Contactos para marcações: museuchapelaria@cm-sjm.pt | Tel: 256 200 206
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Viana do Castelo
Museu do Traje de Viana do Castelo
Os bastidores do Museu
17 Junho, 10h30 e 15h30
Descrição: Esta experiência permite dar a conhecer aos visitantes o local onde se encontram guardadas as peças da coleção. Trata-se de um espaço que suscita curiosidade aos visitantes, curiosidade essa que pretendemos colmatar com esta oportunidade. Além disso, pretendemos explicar o nosso processo de conservação preventiva, desde a ausência de luz, passando pelos produtos a colocar nas peças para prevenir o aparecimento de algum infestante.
Morada: Praça da República
Contacto para marcações: Florinda Barbosa | museutraje@cm-viana-castelo.pt | Tel. 258 809 306
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.











