Encontro plenário IETM

Imagem de um encontro plenário do IETM

A Acesso Cultura e cinco companhias/colectivos artísticos portugueses irão participar no encontro plenário da IETM – International Network for Contemporary Performing Arts. Este encontro realiza-se nos dias 23 a 26 de Novembro em Bruxelas e terá como tema central Can we talk? Art in the age of populism.

IETM – International Network for Contemporary Performing Arts é uma associação de mais de 500 organizações e membros individuais ligados às artes do espectáculo em todo o mundo. Em relação a este próximo encontro, a IETM manifestou a importância de incluir gestores culturais e artistas portugueses focados no desenvolvimento de trabalho nas áreas da deficiência, necessidades especiais e minorias culturais.

Por considerar que a participação de companhias/colectivos portugueses neste encontro da IETM se reveste de interesse público cultural, e reconhecendo que a Acesso Cultura detém um conhecimento privilegiado das companhias existentes a nível nacional que desenvolvem o seu trabalho nas áreas acima referidas, a Direcção-Geral das Artes (DGArtes) atribuiu-nos um apoio a título extraordinário para desenvolvermos este projecto de participação numa rede  internacional onde decorre um diálogo de excelência. Uma das atribuições da DGArtes é promover e projectar, a nível internacional, criadores, produtores e outros agentes culturais portugueses, facilitando o acesso a canais de promoção e distribuição e criando os mecanismos e incentivos adequados à sua concretização. O interesse demonstrado pela DGArtes na participação dos agentes culturais portugueses neste encontro da IETM decorre também do reconhecimento de que integrar nas práticas culturais temáticas relacionadas com as questões da deficiência, necessidades especiais e minorias culturais, é essencial para o desenvolvimento e a coesão social.

Diante deste desafio, a Acesso Cultura assumiu a responsabilidade de organizar, acompanhar e reportar sobre a participação no encontro da IETM das cinco entidades portuguesas, que são:

CRINABEL Teatro
Dançando com a Diferença
Sociedade Artística Musical dos Pousos
Teatro GRIOT
Vo’Arte

Acreditamos que esta participação irá contribuir para a divulgação e promoção internacional do trabalho criativo dos nossos colegas, bem como para a sua integração nas redes de cooperação internacional. Acreditamos ainda que este é apenas um primeiro passo. O trabalho nas áreas da deficiência, das necessidades especiais e das minorias culturais não se esgota aqui. Há múltiplas situações e muitos outros trabalhos aos quais queremos dar atenção e contribuir para a sua promoção. Dando este passo agora, estamos ao mesmo tempo a pensar nos passos seguintes.

Com o apoio de:
Logos da República Portuguesa e da DGArtes

Anúncios