Debate online
20 de Março de 2024, 18h (Lisboa) | 15h (São Paulo)
Gravação da conversa

O Museu do Ipiranga, em São Paulo (Brasil), reabriu em 2022 após nove anos de obras de restauro e modernização do edifício e das exposições de longa duração. O projeto deste “novo” museu deu especial atenção à acessibilidade e, segundo uma das responsáveis, “o grande propósito foi promover a coexistência das experiências, partindo das diferenças”.

Nesta conversa online com Denise Peixoto, vamos conhecer melhor quais são e como foram pensadas e implementadas as condições de acessibilidade que o museu oferece a quem o visita.

Bionota de Denise Peixoto

Bacharela e licenciada (1989) em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com especialização (2000) em Educação Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e em Metodologia do Ensino (2001) pela mesma instituição. Mestra (2005) em Arqueologia com ênfase em Educação pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Participou da criação do Serviço Educativo do MAE-USP (1987-1996), da reestruturação do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Francisco Blasi, em Botucatu (2000/2001) e da criação e implantação do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista-USP (2001). Atua como educadora responsável pelo projeto de acessibilidade do plano de exposições do Museu do Ipiranga.