20211206_curso_arte e deficiencia_event

6, 7, 13 e 14 de Dezembro
9h30-12h30
Online, no Zoom
Com Hugo Barata, Joana Andrade, Marco Paiva, Maria Vlachou

Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural. Com a implementação de serviços como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários (mais ainda poucos) espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta. Um outro aspecto, com menor expressão ainda em Portugal, é aquele que procura incluir as pessoas com deficiência nas equipas dos espaços culturais ou programá-las como artistas. Estas questões estão interligadas: ter acesso a um espaço cultural e à sua oferta, conhecer, usufruir e talvez considerar uma carreira nessa área.

São estes os diversos aspectos do trabalho de uma organização cultural que procuraremos abordar. Quando a inclusão e a diversidade são vistas de uma forma mais holística, surgem múltiplas e diversas oportunidades criativas.

Dia 1
Gestão Cultural (Maria Vlachou)

  • Conceitos: diversidade, deficiência, inclusão, equidade, acesso
  • O modelo social da deficiência
  • Gestão de espaços, programação, comunicação, serviços

Dia 2
Artes performativas (Marco Paiva)

  • Mentalidades e metodologias de criação artística participativa
  • Sistemas de cooperação e sinergias culturais e artísticas
  • Formação e integração de artistas com deficiência no mercado de trabalho

Dias 3 e 4
Artes visuais (Hugo Barata e Joana Andrade)

  • Mediação em museus com público com necessidades específicas: conceitos, objectivos, metodologias
  • Estratégias de mediação em tempos pandémicos o contacto com o Outro

Público-alvo

Pessoas que trabalham nas áreas de Gestão Cultural, Produção, Programação, Mediação Cultural, Direcção Artística

Ficha de inscrição

Preçário

Normal: €55
Estudante / Desempregado: €45
Associado da Acesso Cultura: €35

Notas biográficas

Hugo Barata é artista visual, professor, investigador, mediador cultural e curador independente. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Doutorado na especialidade de Cinema e Arte dos Media na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Foi Assistente de Curadoria de Jean-François Chougnet, Diretor do Museu Colecção Berardo (2007-2011). Desde 2000, exerce a prática de Curador Independente em instituições como o Museu Coleção Berardo, o Museu do Chiado ou a Trienal de Arquitetura de Lisboa, Galeria Zé dos Bois e Plataforma Revólver. Desde 2006, exerce também funções na área da mediação da arte contemporânea com várias entidades, nomeadamente o Museu Colecção Berardo, o Museu Calouste Gulbenkian, o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o Centro de Arte Manuel de Brito ou o Museu Bordalo Pinheiro, a Direção Municipal de Cultura, CML, e a EGEAC. Concebe e orienta diversificados Projectos Artistico-Educativos, Investigação e Acompanhamento à Montagem de Exposições, Concepção e Orientação de Atividades Pedagógicas (incluindo público com NEE – Necessidades Educativas Específicas), Workshops, Conferências e Projectos Continuados de Intervenção Artística e Social.

Joana Andrade é investigadora em Educação Artística (CIEBA-FBAUL); pós-graduada em reabilitação e conservação do património arquitectónico (1996, KU Leuven); arquitecta (1994, FA/UTL); formadora acreditada (CCPFC- Universidade do Minho); educadora artística e mediadora cultural em programas educativos de várias instituições culturais e museológicas em Portugal, nomeadamente no Museu Gulbenkian e no MAAT, como especialista em públicos com necessidades específicas; membro fundador e colaboradora da Associação ECARTE XXI –Educação, Cultura e Arte para o século XXI; fundou e coordena o Projecto Espaço_Corpo, onde se cruzam a arquitectura, a paisagem, a dança, a alimentação – cozinha criativa e o pensamento crítico como áreas do conhecimento indissociáveis e promotoras da inclusão e acessibilidade cultural.

Marco Paiva é licenciado em Teatro ‐ Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Pós-graduação em Empreendedorismo e estudos da cultura – Gestão Cultural ISCTE. Concluiu em 2008 o Curso Europeu de Aperfeiçoamento Teatral É́cole Des Mêtres, dirigido pelo encenador brasileiro Enrique Diaz (CIA dos Atores). É actor convidado da companhia mala voadora desde 2010. Tem vindo a colaborar como actor e encenador em diversas estruturas, nomeadamente: o Teatro Nacional D. Maria II, Comuna Teatro de Pesquisa, O Bando, L.A.M.A – Laboratório de Artes e Media do Algarve, Culturgest, Casa da Música, Teatro Helena Sá e Costa, projeto Crinabel Teatro entre outros. Fundou em 2018 a TERRA AMARELA- Plataforma de Criação Artística Inclusiva, que desenvolve o seu trabalho em torno da cultura acessível e das práticas artísticas inclusivas.

Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).