NOVAS DATAS A ANUNCIAR

Quais as expectativas de um visitante ou espectador quando se dirige aos espaços culturais? O que pode determinar o seu grau de satisfação ou insatisfação nesse encontro? A forma como acolhemos as pessoas determina a nossa relação com elas – ou a falta dela. Nesta formação procuraremos passar do foco na transacção para a relação. Iremos explorar formas de comunicar com pessoas com perfis diferentes, de transformar um frequentador ocasional a frequentador assíduo e seguiremos um percurso que nos fará evoluir do atendimento para o acolhimento.

É importante entedermos que o contexto onde esta relação se desenvolve não está dissociado da missão de uma organização cultural: da razão porque existe, dos seus valores, da sua “personalidade”. Todas as pessoas que formam a equipa devem conhecer esta missão e compreender de que forma, através do seu trabalho, constrõem (ou destrõem) a ideia que o público tem da organização. O acolhimento, integrado na área das relações públicas, é uma parte fundamental do trabalho de “branding” (da criação da marca).

Formadores
Maria Vlachou e convidados

PÚBLICO-ALVO
Elementos e chefias de equipas de contacto directo com visitantes e espectadores em organizações culturais (frente de casa, secretariado, bilheteira, vigilância, serviço educativo / visitas guiadas).

NOTAS BIOGRÁFICAS

Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Directora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estagiou no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum (Londres). Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994); Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).